Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês Aroso - Escritora

Sempre sonhei ser escritora... Aqui, sou!

Inês Aroso - Escritora

Sempre sonhei ser escritora... Aqui, sou!

Sotaque do Brasil (não, não é um texto sobre o David Carreira)

19.06.19 | Inês Aroso

brazil-652855_960_720.png

Nos últimos tempos, tenho visto no Porto cada vez mais cidadãos brasileiros a trabalharem e a fazerem parte da vida da cidade. Quando dei por mim, em poucos dias tinha ido a um brunch numa Carlotta  confeitaria brasileira com um conceito e espaço tão delicioso comos bolos que fazem, arranjei as unhas num salão brasileiro onde trabalham pessoas com um jeito extradordinário para a sua arte, almocei num espaço acolhedor e simpático como a Brigadeiria, em pleno centro da cidade, fui ver uma casa com um consultor imobiliário brasileiro, entre outras coisas.

O Porto só tem a ganhar em acolher bem os brasileiros que, por sinal, adoram viver cá e quiseram ou foram obrigados a sair do país. São estes brasileiros que nos trazem a nós, portugueses, tristes e melancólicos, a alegria, o dom da comunicação, a criatividade e aquele sotaque maravilhoso, que nos torna mais felizes. Admiro todos os brasileiros que conheci até agora a trabalharem em Portugal. Antes disso, já tinha uma amiga brasileira que vive em Portugal e que representa toda essa  sabedoria para a culinária, uma enorme coragem, imaginação e gratidão pelas coisas boas da vida.

A vida é feita de escolhas. Uns escolhem queixar-se. Outros vão à luta. E os brasileiros que eu tenho conhecido por cá vão à luta. Temos muito a aprender com eles, pois são muitos os talentos que se vão instalando pelo país e nos trazem sabor, cor e samba ao nosso amargo e negro fado.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    25.06.19

    Direi mais, querida amiga. As bichas brasileiras são às paletes, aos contentores. Há dias, um bichão tuga que ficou famoso por protestos na AR, fez passar um programa de bichas na RTP2, que contra a minha vontade também estou obrigado a subsidiar com os meus impostos, passando cenas dum tuga industrial de hotelaria a beijar um canastrão brasileiro… Fónix!!!
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.