Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inês Aroso - Escritora

Sempre sonhei ser escritora... Aqui, sou!

Inês Aroso - Escritora

Sempre sonhei ser escritora... Aqui, sou!

Sotaque do Brasil (não, não é um texto sobre o David Carreira)

19.06.19 | Inês Aroso

brazil-652855_960_720.png

Nos últimos tempos, tenho visto no Porto cada vez mais cidadãos brasileiros a trabalharem e a fazerem parte da vida da cidade. Quando dei por mim, em poucos dias tinha ido a um brunch numa Carlotta  confeitaria brasileira com um conceito e espaço tão delicioso comos bolos que fazem, arranjei as unhas num salão brasileiro onde trabalham pessoas com um jeito extradordinário para a sua arte, almocei num espaço acolhedor e simpático como a Brigadeiria, em pleno centro da cidade, fui ver uma casa com um consultor imobiliário brasileiro, entre outras coisas.

O Porto só tem a ganhar em acolher bem os brasileiros que, por sinal, adoram viver cá e quiseram ou foram obrigados a sair do país. São estes brasileiros que nos trazem a nós, portugueses, tristes e melancólicos, a alegria, o dom da comunicação, a criatividade e aquele sotaque maravilhoso, que nos torna mais felizes. Admiro todos os brasileiros que conheci até agora a trabalharem em Portugal. Antes disso, já tinha uma amiga brasileira que vive em Portugal e que representa toda essa  sabedoria para a culinária, uma enorme coragem, imaginação e gratidão pelas coisas boas da vida.

A vida é feita de escolhas. Uns escolhem queixar-se. Outros vão à luta. E os brasileiros que eu tenho conhecido por cá vão à luta. Temos muito a aprender com eles, pois são muitos os talentos que se vão instalando pelo país e nos trazem sabor, cor e samba ao nosso amargo e negro fado.

4 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    25.06.19

    Os brasileiros vem em Portugal trazer alegrias e serem tão bem recebidos qto são os Portugal ke vai ao Brasil montar padarias ou trabalhar nas obras, aki somos nós ke temos educação e trazemos luz a esse país sombrio, cheio de caras feias emburradas o ano todo, trazemos alegrias e muita vontade de trabalhar e tbm trazemos pessoas educadas e inteligentes e não temos alguma nunca tivemos nenhuma discriminação qto se tem aki em Portugal qdo se ouve apenas um sotaque brasileiro falando , no país todos são honestos e trabalhadores e não roubam na cara dura, somos povo de paz e alegre, tenho dito,
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    25.06.19

    Vocès não trazem Alegrias,trazem Tristezas e falta de Educação..........Um País que o recebe e que voce trata de caras carrancudas e Tristes não o quer por cá,como os Italianos não vos querem,como os USA não vos querem,como o Reino Unido não vos quer,como a Espanha não vos quer,como o Chile não vos quer..........um Brasileiro diz no you Tube que vocês são uma Peste Silenciosa,,,,,e estão a invadir Portugal...........ele proprio ja pensa em sair do País por vergonha,se o Nosso Governo não tivesse pedido para nas noticias não se referirem a vossa nacionalidade ............Todos os Dias iamos ter noticias sobre o vosso amor a Portugal em forma de crime!
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo

    25.06.19

    Ainda bem que a maioria dos portugueses não são como vc, mas sim como a autora do texto.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.